Missão dada, dever cumprido! Em cem dias de mandato, Bolsonaro faz mais que Temer e Dilma

PUBLICIDADE

Bolsonaro acaba de completar cem dias à frente do país como presidente da República. Nesse período, o político já cumpriu 1/5 das promessas que foram feitas durante sua campanha eleitoral.

De acordo com um levantamento feito pelo G1, portal de notícias da Globo, dos 58 compromissos que foram firmados pela atual presidente do Brasil, 12 foram cumpridos até o final.

O projeto “As promessas dos políticos” começou no ano de 2015, com a então presidente Dilma Rousseff. Agora, eles começam um novo ciclo com o atual presidente eleito. Na comparação feita com os ex-presidentes Michel Temer e Dilma Rousseff no mesmo período, Bolsonaro cumpriu 12 das 58 promessas prometidas durante sua campanha. Dilma aparece em segundo lugar com 5 de 55 e Temer, 3 de 20.

Promessas cumpridas por Bolsonaro

Das 12 promessas que já foram cumpridas pelo presidente, quatro são compromissos econômicos assumidos por Bolsonaro. Dois deles se referem ao não aumento de impostos e não recriar a CPMF. Ambos foram cumpridos porque não houve aumento de cobranças e nem o retorno da CPMF.
A terceira promessa de reduzir alíquotas de importação e barreiras não tarifárias também foi concluída. 

A quarta promessa, fazer com que os preços praticados pela Petrobras sigam os mercados internacionais também foi realizada, sendo que a estatal manteve a política de repassar as diferenças nos preços dos combustíveis ao mercado internacional, adotando como medidas, intervalos entre os reajustes e fazendo uso dos mecanismos de hedge. Outras promessas realizadas são de cunho administrativo.

Além disso, Bolsonaro publicou um decreto no último dia 13 de março, em que exigia a extinção de mais de 21 mil cargos.