Bolsonaro copia Lula e Dilma, e concede benefício do governo para Edir Macedo

PUBLICIDADE

O Ministério das Relações Exteriores concedeu para Edir Macedo, dono da TV Record e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, o chamado passaporte diplomático, benefício que foi estendido também para sua mulher, Ester Eunice Rangel Bezerra.

A autorização consta em publicação no Diário Oficial da União, desta segunda-feira (15). A alegação para a concessão desse benefício foi classificada como sendo a necessidade de se oferecer ao líder religioso maior facilidade para a representação das atividades em prol da comunidade brasileira no exterior.

O documento, cuja validade é de três anos, concede várias vantagens, como filas especiais em aeroportos, além da isenção da necessidade de visto para entrada em vários países.

Lula e Dilma já concederam este benefício à Edir Macedo

No ano de 2006, o proprietário da TV Record já havia recebido este benefício, durante o mandato do então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Já em 2011, foi a vez de Dilma Rousseff (PT) conceder a renovação do passaporte diplomático.

A portaria assinada pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, justifica o benefício baseado no decreto de 2006, que regulamenta a concessão de passaportes diplomáticos no país.

Em 2013, outro líder evangélico, Valdemiro Santiago, juntamente com sua esposa, Franciléia de Castro Gomes de Oliveira, líderes de uma das maiores igrejas do país, também foram agraciados com o benefício pela presidente Dilma.

A crítica diante do passaporte diplomático está em sua “banalização”. Em 2011 foram feitas denúncias diante dos filhos de Lula, que ainda detinham o documento especial, mesmo após o pai já ter saído do Planalto.