Alguns vídeos divulgados por pais nas redes sociais estão causando grande polêmica, pois as imagens mostram as crianças de uma creche municipal em Barretos, São Paulo, usando o mesmo banheiro.
Meninos e meninas, com idade entre zero e cinco anos, compartilham o mesmo local na hora das necessidades fisiológicas. Isso, para muitos, é um absurdo, mas a direção da creche achou que não havia problema algum.
Diante de tantas críticas nas redes sociais, a direção da creche informou que nenhum dos pais ou responsáveis pelas crianças foram até o local para debater sobre o assunto; e admitiu que realmente os sanitários eram compartilhados pelos meninos e meninas.
Quando a Secretaria Municipal de Educação de Barretos foi procurada para saber o que tinha a dizer sobre o caso, informou que estava dando início a uma obra no local, onde novos banheiros seriam construídos e assim as crianças ficariam divididas entre meninos e meninas.
Quem postou o primeiro vídeo foi uma mãe que, ao ir à creche, achou um absurdo a prática. Então, ela pegou o celular, gravou tudo e compartilhou na web. O vídeo mostra que há duas entradas, sendo uma sinalizada para meninos e a outra para meninas; porém, entrando no local, é possível ver que existe apenas um cômodo para todas as crianças, sem nenhuma divisória.
“Olha como é aqui dentro. Tem as pias, chuveiros, as privadinhas deles. Aí, para minha surpresa, banheiro masculino. Eu estou aqui no mesmo banheiro. Entro pelo feminino e saio pelo masculino“, informou a mãe mostrando tudo no vídeo gravado.
Valéria Mauro Rego, secretária de Educação, informou que o compartilhamento teve início na gestão da diretoria anterior e que ninguém nunca criticou a prática, nem viu maldade; porém, as obras para dividir o banheiro em dois será realizada, diante de tantas críticas.