Neste domingo de Páscoa (21), um deslizamento de terra no município de Rodas, ao sudoeste da Colômbia, deixou 11 mortos e vários feridos, a tragédia ocorreu durante a madrugada e surpreendeu os moradores da região. Acredita-se que as fortes chuvas que têm caído nos últimos dias tenham feito com que a as casas acabassem soterradas.
A União Nacional de Gestão de Riscos de Desastres acredita que nas próximas horas o número de mortos poderá aumentar e cinco feridos foram salvos até o momento, mas as equipes de resgate estão no local procurando por sobreviventes, mas a situação é muito complicada, o acesso é difícil, a chuva continua e pode haver novos deslizamentos.
Segundo a Agência Efe foram vários imóveis arrastados pela terra, a tragédia foi em uma zona rural conhecida por Fortachuele, que se encontra em uma das principais estradas da Colômbia, ligando o país ao Equador.
Por volta das 4 horas da manhã, horário local, as autoridades foram alertadas sobre o ocorrido e várias equipes se encaminharam para a região que fica nos limites de Cauca com o departamento de Nariño. De acordo com a UNGRD, os moradores já tinham sido avisados de que um deslizamento poderia ocorrer a qualquer momento, já que as chuvas aumentaram a vulnerabilidade na região, só que eles preferiram continuar em suas residências. A maioria disse que não era tão fácil deixar sua casa, pois não tinham para onde ir.
Más imágenes de la tragedia presentada este Domingo de Pascuas, en el sector de Portachuelo, municipio de Rosas, Cauca.#Derrumbe#DomingoDePascuas pic.twitter.com/Dcr3dayaQo
— TWlTTEROS CALI (@TwiterosCali) April 21, 2019
No vídeo acima é possível ver como as equipes de resgate estão tendo que se desdobrarem para fazer uma varredura na área onde houve o deslizamento e ainda há muita terra na encosta, podendo descer a qualquer momento.