Sempre estão falando sobre o fim do mundo, alguns até se arriscam a tentar prever a data, mas o certo é que uma tragédia pode atingir a Terra a qualquer momento, já que muitos corpos celestes estão se movimentando pelo espaço e alguns deles podem ter nosso planeta como alvo. A Nasa está de olho em tudo que acontece lá fora e divulgou imagens exclusivas mostrando como é o Bennus, um asteroide que vem sendo monitorado dia e noite.
A sonda OSIRIS-REx, que foi lançada em 2016, tem a missão de acompanhar e coletar todas as informações possíveis sobre este asteroide e a expectativa é que ela venha a pousar no corpo celeste até o fim deste ano, para que assim possa coletar algumas amostras para estudos mais aprofundados.
O grande interesse da Nasa no asteroide Bennus é que segundo os cálculos dos cientistas ele poderá colidir com a Terra no ano de 2135. Este asteroide tem um diâmetro aproximado de 490 metros e sua órbita está bem próxima à do nosso planeta, por isso ele foi classificado como potencialmente perigoso para a Terra.
Here's another cool vantage point. I took this image while flying over Bennu's equator, looking down toward Boulder #1 and then off into space.
There is so much material on Bennu, and just so much blackness in space.
Details: https://t.co/XIq9yZk0Rk pic.twitter.com/SCVF9n76xH
— NASA's OSIRIS-REx (@OSIRISREx) April 18, 2019
Hoje, a humanidade pode respirar aliviada porque esta imensa rocha está a uma distância aproximada de 97,8 milhões de quilômetros daqui, porém, à medida que os anos vão passando o asteroide vai se aproximando e as gerações futuras deverão se preparar para um possível impacto.
Para a Nasa, o importante hoje é continuar de olho no Bennus, ficar atento a alguma possível modificação na rota e coletar amostras da rocha para assim traçar planos futuros de como ela pode ser destruída ou ao menos desviada, caso algum dia venha na direção da Terra.