É preciso falar sobre depressão com os jovens; a doença levou Yasmim Gabrielle ao suicídio

PUBLICIDADE

A notícia da morte de Yasmim Gabrielle, de apenas 17 anos, pegou todo mundo de surpresa, pois ela era considerada uma jovem sorridente, talentosa e que tinha um futuro brilhante pela frente. Neste último fim de semana, um amigo contou nas redes sociais que a jovem havia tirado a própria vida e depois o filho do apresentador Raul Gil fez um post emocionante, lamentando o ocorrido.

A morte de Yasmim serve de alerta para os pais e responsáveis de um modo geral, pois muitos acham que depressão é uma doença que atinge adultos e idosos, quando na verdade há muitos adolescentes e jovens enfrentando o problema sozinhos, sem saber o que fazer e nem a quem recorrer.

Só no Brasil estima-se que há mais de 2 milhões de pessoas com os sintomas da depressão e são poucas as informações a respeito, por isso as vítimas da doença sofrem sozinhas, sem contar nada a ninguém. Quando bate aquela tristeza profunda, a falta de interesse por alguma atividade, então é hora de fazer algo a respeito.

Aliás, nem é preciso esperar que a situação piore para tomar providências, pais e responsáveis devem falar abertamente sobre depressão e caso não se sintam preparados para debater o tema com os jovens e adolescentes, então devem buscar a ajuda de um profissional.

O que não pode é ver uma pessoa triste, com angústia e achar que é algo passageiro, bobagem e que é só esperar que vai passar. Se você está sentindo uma tristeza profunda, ou se conhece alguém que está assim, ajude o quanto antes.

O Centro de Valorização da Vida é um site que ajuda pessoas com depressão e atende 24 horas por dia, é só acessar o site do CVV ou entrar em contato pelo número 188.