Um terrível acidente deixou cerca de 1800 trabalhadores soterrados em uma mina de exploração de platina que fica localizada no norte da África do Sul. Os trabalhadores estão presos desde a noite da última terça-feira (30) quando uma queda bloqueou a saída do local.
A empresa responsável pela mina é a Sibanye-Stillwater que informou que mesmo soterrados e presos, os trabalhadores não ficaram feridos. O acontecido se deu por volta das 13h locais (7h no horário de Brasília) e inicialmente acreditava-se que havia cerca de 4000 pessoas, porém a empresa esclareceu os fatos e desmentiu esse rumor.
A Sibanye-Stillwater disse que trabalhou incessantemente para conseguir liberar a saída do local, que teve a sua saída bloqueada por conta da queda de estruturas de sustentação.
Porém, a estratégia não saiu como o esperado por conta de um estudo feito por especialistas que constataram a necessidade da abertura de uma saída alternativa, devido os riscos iminentes.
“Estávamos transportando objetos sob a terra, mas alguns caíram. Agora estamos eliminando tudo o que obstrui a saída e realizando uma inspeção completa”, disse o porta-voz da empresa James Wellsted, através de uma entrevista concedida a um veículo de imprensa local.
A empresa emitiu uma nota horas depois do acidente informando que conseguiu retirar com segurança os trabalhadores. No momento do resgate a preocupação maior era que o eixo dos trilhos se danificassem, portanto foi utilizada a saída alternativa que foi cogitada no início da operação.