Uma grande explosão de um caminhão-tanque matou pelo menos 55 pessoas, algumas das quais estavam tentando coletar combustível derramado após a queda do veículo, segundo autoridades.
A explosão aconteceu no final do domingo na estrada que leva ao aeroporto de Niamey, a capital do país da África Ocidental.
Outras 37 pessoas ficaram feridas na explosão, disse o ministro do Interior, Mohamed Bazoum, em um post no Twitter.
“Foi pouco antes da meia-noite quando saí e vi o caminhão revirar. Pessoas vinham de todos os lugares para pegar gasolina, depois eu vi fogo de lado e tudo explodiu em chamas”, disse uma testemunha.
Bazoum visitou o local do acidente com o presidente Issoufou Mahamadou e postou em francês em sua conta no Twitter: “Esta manhã com o presidente Issoufou Mahamadou no local de uma tragédia no distrito do aeroporto após o capotamento de um caminhão-tanque não muito longe de um posto de gasolina. Enquanto alguns moradores estavam tentando coletar a gasolina, o caminhão explodiu”.
O presidente também visitou alguns dos feridos em um hospital e chamou o incidente de uma tragédia nacional.
“Eu gostaria de estender minhas mais sinceras condolências às famílias enlutadas. Que os partidários descansem em paz e em rápida recuperação para os feridos“, disse ele.
Muitos dos feridos sofreram queimaduras graves e o número de mortes pode aumentar. Acidentes com petroleiros são comuns também na Nigéria, que é um grande produtor de petróleo.
Em outubro passado, 20 carros e quatro motocicletas comerciais foram queimados quando um petroleiro derramou petróleo em uma estrada movimentada.