O mundo dos investimentos foi pego de surpresa na tarde desta quinta-feira (09), após ser confirmado que um ataque hacker direcionado à corretora Binance, uma das maiores exchanges do mundo, foi bem-sucedido e levou ao todo US$41 milhões de dólares, aproximadamente R$ 120 milhões na cotação atual.
O bitcoin é uma das moedas mais seguras do mundo, mas isso não evitou que alguns ataques tenham êxito ao longo do tempo. Um dos maiores investimentos de empresas como a Binance é justamente com a segurança, já que as exchanges movimentam milhões de bitcoins por dia e há quem confie todas as suas moedas às corretoras de cripto.
Como medida de precaução, a Binance emitiu uma nota dizendo que os saques estão preventivamente suspensos, a expectativa é de que tudo se normalize a partir da próxima semana.
Aparentemente o ataque foi planejado cuidadosamente. A empresa disse que foi alvo de um golpe ’em larga escala’ o que sugere que mais pessoas foram diretamente envolvidas ou que muitas máquinas infectadas, chamadas de zumbis, podem ter sido usadas para potencializar o ataque.
A Binance é uma das 5 maiores corretoras de bitcoins do mundo. A ideia da empresa ao suspender os saques é justamente de que mais prejuízos aconteçam, na hipótese de que outras transferências consideradas como ‘ilegítimas’ pudessem ocorrer.
Todos os usuários afetados deverão ser ressarcidos pela ‘SAFU’, um fundo criado para devolver os valores às vítimas de golpes virtuais que investem em criptomoedas através de corretoras. Este fundo recebe 10% do valor de todas as tarifas cobradas pela Binance.