As manifestações estudantis contra os cortes de verbas nas instituições federais pelo Ministério da Educação (MEC) levaram milhares de pessoas às ruas em mais de 200 cidades brasileiras nesta quarta-feira (15). Além do contingenciamento de recursos para a educação, os manifestantes também protestaram contra a Reforma da Previdência.
Diante deste cenário, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, ao chegar na cidade de Dallas, nos Estados Unidos, nesta manhã, criticou os alunos que participaram dos atos, classificando-os como “idiotas úteis” e como “massa de manobra”. Após os comentários do Presidente, o ex-jogador e atual comentarista de esportes da TV Globo, Walter Casagrande, fez um post em seu perfil no Instagram em que demonstrou apoio e solidariedade aos estudantes.
“Apoio os estudantes que não são idiotas e nem imbecis, são o nosso futuro!”, escreveu Casagrande na legenda de sua publicação na rede social. O post recebeu milhares de curtidas e comentários, além de dividir as opiniões dos seguidores.
“Parabéns, Casão, pelo posicionamento… Tem o meu respeito”, escreveu uma seguidora. “Na luta sempre Casão! Pra quem diz que somos alienados, lembrem-se que a educação não é uma luta só nossa, sim da sociedade brasileira!”, elogiou outro seguidor.
Houve, também, quem não poupou críticas à postura do ex-jogador. “O que você tem a declarar sobre a reforma da Previdência?”, questionou um seguidor, enquanto fez o seguinte comentário: “Acho legal… Mas, o que não pode é ser massa de manobra na mão de partidos políticos”.
Ainda em Dallas, Bolsonaro conversou com ex-presidente americano George W. Bush. Na pauta, foram debatidos a candidatura de Cristina Kirchner à presidência da Argentina, os investimentos em infraestrutura no Brasil e a guerra comercial entre China e Estados Unidos.