Nessa sexta-feira, 17 de maio, o apresentador do Jornal Nacional publicou uma mensagem polêmica nas redes sociais que, para muitos, é um recado ao governo do atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, do PSL.
Na mensagem, William Bonner, que é editor-chefe do Jornal Nacional, escreve que a democracia e o jornalismo acham muito menos importantes a gritaria das personalidades hostis, do que o silêncio dos demais. Bonner deixa claro que é preocupante que o medo de quem quer falar e não consegue pode mexer com o estado democrático de direito.
“Para a imprensa e a democracia,
a gritaria hostil dos intolerantes pode ser até menos perigosa do que o silêncio amedrontado dos demais’, escreveu o comunicador, que é pai de três filhos. Não faltaram internautas que associaram a opinião do âncora do JN como uma indireta ao presidente:
William Bonner descumpre regra da Globo, se posiciona sobre Bolsonaro e convoca população brasileira https://t.co/0sOdtR33qy pic.twitter.com/r8HjvHtymD
— Big Brother Brasil 22 ⚪️ (@noticiaempauta) May 17, 2019
Até veículos de comunicação acabaram associando o recado do apresentador como uma suposta mensagem a Jair Bolsonaro, como pode ser visto abaixo.
De forma histórica, pela primeira vez, William Bonner se posiciona sobre Bolsonaro e “convoca” população https://t.co/VlofVyKbjm pic.twitter.com/FkQqkJk69h
— Grupo Diário em Foco (@diariofoco) May 17, 2019
Veja abaixo a publicação feita por William Bonner, que está sendo atribuída como uma suposta indireta ao governo Bolsonaro por muitos internautas.
🤬➡️😶😶😶😶😶😶😶😶😶😶😶😶😶😶😶😶⬅️🤬Para a imprensa e a democracia,
a gritaria hostil dos intolerantes
pode ser até menos perigosa
do que o silêncio amedrontado dos demais.
🤬➡️😶😶😶😶😶😶😶😶😶😶😶😶😶😶😶😶⬅️🤬— William Bonner (@realwbonner) May 17, 2019
Muitas pessoas então criticaram o próprio apresentador, por entenderem que o recado dele é para Bolsonaro. Os ataques foram feitos até por pessoas que não gostam do atual governo. “E uma linha editorial hostil aos processos democráticos e aos direitos dos trabalhadores é o que? Quem alimenta o autoritarismo tempera com a condescendência o banquete da barbárie”, escreveu um dos internautas.
A globo é uma das responsáveis por ter colocado o país nesse atoleiro. Foram anos de antipetismo doentiou, acabou por criar essa conjuntura….e a eleição do bozo.
— 🇧🇼 Loco de Humaita 🇧🇼 (@Ellocohumaita) May 17, 2019
Houve até quem acusasse a Rede Globo de Televisão de ter colaborado para que houvesse no país o chamado antipetismo, que criaria uma condição propícia para o presidente Bolsonaro ter conseguido ser eleito. É o que pode ser visto, por exemplo, na mensagem acima.