Luto na música: morre um dos maiores nomes do samba do Brasil e país vive triste dia

PUBLICIDADE

Um dos maiores nomes que fez história na música brasileira, principalmente no samba, perdeu a vida neste último sábado em Madureira, que fica localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.

Maria de Lourdes Mendes, conhecida em todo o Brasil como Tia Maria do Jongo da Serrinha, tinha 98 anos de idade e segundo algumas informações, ela passou mal e foi levada para o Posto de Atendimento Médico de Irajá, no Rio.

Não foram divulgados detalhes da causa da morte, apenas do velório que acontecerá na manhã deste domingo (19) na quadra da escola de samba, Império Serrano, em Madureira. O enterro será no final da tarde do mesmo dia em Irajá, mesma região da capital fluminense.

Tia Maria era neta e filha de ex-escravos e foi uma das grandes responsáveis por manter viva e transmitir para as novas gerações toda a história e ensinamento que foram trazidos ao Rio no século XIX por escravos bantos, que são responsáveis por deixar uma grande influência no samba e ela sempre foi muito conhecida e respeitada.

Para quem não conhece a história de Tia Maria, ela era um dos maiores nomes da história do samba vivos no país, responsável por difundir toda a história do gênero, além disso, ela foi a fundadora da escola de samba Império Serrano, tradicional academia do carnaval Carioca.

Tia Maria é filha de Zacarias e Etelvina e junto de seus nove irmãos foram os fundadores da escola de samba no ano de 1947. Seus irmãos também são muito conhecidos, entre eles são Sebastião Molequinho, João Gradim, Dona Conceição e Tia Eulália. 30 anos depois ela foi convidada por Mestre Darcy para compor o grupo Jongo da Serrinha e desde então não parou nunca mais.