O cantor Chitãozinho é um dos nomes mais conhecidos da música brasileira. O artista faz dupla há anos com o irmão, Xororó. Os dois são famosos por grandes músicas, como o clássico Evidências. Neste sábado, 25 de maio, uma novidade envolvendo o nome do músico e do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, ganhou a mídia.
Isso porque o cantor vai se aliar ao político em um projeto considerado importante para Bolsonaro para ajudar o Brasil. Chitãozinho foi escolhido para ser o embaixador do programa Juntos pelo Araguaia. A ação foi criada por meio de uma parceria entre os governadores Ronaldo Caiado (DEM-GO) – que tem forte ligação co mo movimento do agronegócio – e o deputado Mauro Mendes.
A parceria tem o apoio, inclusive do Ministério do Meio ambiente. Essa não é a primeira vez que famosos sertanejos apoiam Bolsonaro. Durante as eleições, o político teve o apoio de nomes como o do cantor Zezé Di Camargo.
Chitãozinho foi obrigado a promover plano de recuperação de área considerada de desmatamento ilegal
No entanto, segundo informações do site da Revista Fórum, em meio ao elo, Chitãozinho seria réu por acusação de desmatamento ilegal. A ação é encampada pelo MP-GO, o Ministério Público do estado de Goiás.
Em fevereiro de 2019, a juíza Marianna de Queiroz Gomes, da Comarca de Mozarlândia, acatou parcialmente liminar em ação proposta pelo Ministério Público de Goiás, em que confirma desmatamento ilegal na fazenda de Chitãozinho. Na época, o cantor tinha um prazo de até 60 dias para se pronunciar a respeito do tema. Ele tinha, inclusive, que promover um plano de recuperação da área.