Na madrugada desta sexta-feira (31), pedaços da parede interna ao norte da mina Gogo Soco, na cidade de Barão de Cocais, desprenderam e caíram; a informação foi confirmada pela própria Vale.
Há dias, a população de Barão de Cocais vive à espera de uma nova tragédia em Minas Gerais, pois a própria mineradora alertou as autoridades, informando que havia um grande risco de rompimento da barragem e, se isto viesse a acontecer, muitas pessoas poderiam perder a vida.
Imediatamente, as providências foram tomadas, muitas famílias foram retiradas de suas casas e a população passou por uma simulação, onde todos aprenderam o que deveria ser feito no caso da barragem vier a se romper.
Existe uma grande expectativa de que, com o rompimento do talude, aconteça um fenômeno similar ao que foi registrado em Brumadinho e parte de Barão de Cocais venha a ser inundada pela lama de rejeitos.
A Vale temia que as vibrações causadas pelo desprendimento do talude viessem a causar o rompimento da barragem. Os blocos que se desprenderam da parede interna, na madrugada de hoje, acabaram se acomodando no fundo da cava e as avaliações mais recentes mostram que o material está deslizando gradualmente.
Uma parte da parede da mina estava deslocando de 15 a 20 centímetros ao ano, só que, nas últimas semanas, passou a ser 20 centímetros ao dia, o que deixou a população de Barão de Cocais em pânico.
Desde o último mês de março, esta barragem está em nível de risco 3, o que significa ruptura iminente. Muitos moradores não sabem quando poderão voltar para suas casas.