Micose são infecções que afetam os pés, cabelos e unhas. Elas são causadas por fungos e bactérias que se alimentam de células que sobrevivem em ambientes fechados, quentes e úmidos. Geralmente elas são bem comuns nos pés e nas unhas, principalmente dos atletas ou de pessoas que usam muito tênis. As unhas ficam amarelas e ocas e se não forem tratadas podem causar outros problemas.
Os fungos quando desenvolvidos, são transmissíveis e a contaminação pode ocorrer por meio de toalhas de uso comum, ambientes públicos como vestiários, piscinas, uso compartilhado de calçados e até mesmo pelo contato com lixas de unha
, cortadores, alicates de cutícula e outros. Os fungos tendem a aparecerem primeiro nas unhas, por isso é muito importante fazer atenção e tomar cuidado com os objetivos compartilhados.
Todavia, é importante ressaltar, que a contaminação não se limita somente por transmissão. Os fungos também se desenvolvem dentro dos sapatos mal lavados, meias úmidas, tênis, e qualquer outro calçado que não seja higienizado corretamente. Calçados úmidos, podem ser o principal foco do desenvolvimento de fungos, bem como, pés mal cuidados, mal lavados e expostos a duras jornadas de trabalho.
Geralmente os pés são a parte do corpo que mais sofrem, eles sustentam todo o peso do corpo, suportam frio, quente, horas em pé, chuva, atritos em geral. Portanto, eles merecem atenção. Precisam ser lavados e secados diariamente, usar um creme hidratante a base de cânfora, também pode prevenir o aparecimento de fungos e micoses. Banhos com água quente e sal, ajudam a relaxar e manter as unhas limpas. O bicarbonato de sódio dentro dos sapatos, também é um recurso eficiente contra os fungos.
Algumas pessoas demoram a identificar o fungo na unha e acabam por não tratar. Esse por sua vez, acaba se transformando em uma micose e se alastrando por todo o pé. Comumente, os fungos aparecem nas unhas do polegar, a unha vai ficando amarelada, oca, ao passar uma espátula por baixo, você vai identificar a formação de uma massa branca com cheiro desagradável. Essa é uma unha com fungo que precisam ser tratada adequadamente.
A indústria farmacêutica oferece uma gama de medicamentos para tratamentos de fungos e micoses dos pés, mas existem também receitas alternativas, naturais, feitas a partir de plantas que são tão eficientes ou até melhores que alguns medicamentos químicos. Uma dessas alternativas é o vinagre de maçã orgânico e o alho, ambos possuem propriedades terapêuticas medicinais, são antifúngicos, antissépticos, anti-inflamatórios e cicatrizantes.
A receita é bem simples, você vai precisar de 1 copo de vinagre de maçã; suco de 2 limões; 1 ramo de alecrim; 3 dentes de alho; 100 ml de água. A mistura desses ingredientes é milenar tramontada de gerações em gerações e utilizada até os dias de hoje, o seu segredo é a eficiência. Para o preparo você vai precisar de uma pequena panela, junte a água, o suco dos limões, os alhos descascados e o alecrim.
Leve tudo ao fogo e espere até que comece a ferver, conte 3 minutos e desligue o fogo, quando estiver frio, misture o vinagre de maçã e filtre o líquido. Esse líquido é a solução caseira que deve ser aplicada sobre a região que está contaminada com fungos. Antes de aplicar o remédio, é necessário lavar bem os pés e inclusive deixá-los de molho na água oxigenada, somente depois se aplica o remédio, que deve ser aplicado 2 vezes ao dia por no máximo 30 dias ou até que desapareça por completo os fungos.