Cotas de TV: valores de Flamengo, São Paulo, Grêmio e Palmeiras impressionam

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Uma receita carimbada que é a mais importante para a maior parte dos clubes atende pelo nome ‘Cotas de TV’, não é exagero dizer que para algumas equipes esses valores chegam a mais de 40% do orçamento anual. Em 2019, rolou muita polêmica, esta pauta aponta com destaque os resultados financeiros de Flamengo, São Paulo, Grêmio e Palmeiras, quando provenientes desta mesma divisão.

Como funciona a partilha das cotas de TV entre os clubes

Os 100% que cada clube recebe de cota de TV é dividido da seguinte forma: 40% é a chamada divisão igualitária, um valor base, que todos os clubes recebem igual, independente de torcida, audiência ou outros fatores.

Os demais valores se dividem em 30% por cota de audiência e outros 30% chamado na divisão de ‘cota por desempenho’. Esses percentuais são válidos para o acordo dentre a Rede Globo, seus canais fechados e os clubes, não valem para outras formas de transmissão de empresas ou acordos não associados à emissora.

Os números da cota de TV de Flamengo, São Paulo, Grêmio e Palmeiras

Entre todas as divisões, o clube que conseguiu se sair melhor em termo de resultado foi o Palmeiras. O Flamengo ocupa soberanamente a primeira posição, isso já há um bom tempo. 

Como ocorreu a mudança e as cotas de TV, a partir de 2019, preveem uma partilha dos lucros ‘por desempenho’, existe uma projeção sobre o potencial de ganhos, considerando a hipótese de título das equipes, conforme a tabela a seguir:

1º – R$ 327,1 milhões – Flamengo /2º – R$ 271,1 milhões – Corinthians
/ 3º – R$ 173,6 milhões – Palmeiras e São Paulo
/ 5º – R$ 105,5 milhões – Santos / 6º – R$ 103,6 milhões – Vasco
/ 7º – R$ 100,6 milhões – Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio e Inter
/ 11º – R$ 75,8 milhões – Botafogo e Fluminense / 13º – R$ 71,4 milhões – Bahia e Sport / 15º – R$ 55,4 milhões – Demais clubes na Série A