O público da Globo ficou chocado enquanto assistia ao Jornal Hoje, apresentado por Zileide Silva. A atração estava exibindo uma matéria que falava sobre uma grave doença, a ceratocone.
Esta é uma doença degenerativa que vai afinando a córnea e que depois de um tempo deixa a pessoa com a visão bem embaçada. O que muitos não sabem é que a ceratocone é mais comum do que se imagina, por isso é preciso ficar atento aos sintomas.
Zileide Silva, que apresentava o Jornal Hoje nesta sexta-feira, revelou então que já fez transplante de córneas, após enfrentar a doença e que felizmente, em seu caso tudo correu muito bem.
“Eu tive ceratocone, nos dois olhos, precisei do transplante e sempre agradeço às duas famílias que concordaram com a doação. É, sem dúvida, um ato de amor e vida que segue“, revelou Zileide, que substituiu Sandra Annenberg hoje.
Os telespectadores utilizaram o Twitter para comentar a revelação feita pela apresentadora.
Eita, a Zileide Silva teve ceratocone nos DOIS olhos, e precisou de transplante de córnea em ambos #JH
— TRInícius Sacramento 🎙️ (@vinnybrandt) June 20, 2019
Como assimm?
A Zileide Silva tem a mesma doença nos olhos que eu— Gaby Raiane (@Gaby_Raian) June 20, 2019
Aí gente a Zileide Silva falando que já fez transplante de córnea nos dois olhos. Que linda! 🙌🏻 #JH
— Gabi Rudge (@gabriela_srs) June 20, 2019
A doença que afetou Zileide
A ceratocone é uma doença que afeta a visão, prejudicando a córnea e em sua fase inicial pode ser confundida com um astigmatismo irregular. O profissional poderá fechar o diagnóstico desta doença com exames específicos, entre eles a topográfica corneana e também a paquimetria ultrassônica.
Um dos principais sintomas é a visão borrada, imagens um pouco distorcidas, entre outros. O tratamento varia de um paciente para outro, pois há casos em que são prescritos lentes de contato ou óculos, mas em determinadas situações, como a de Zileide Silva, é preciso submeter o paciente a uma cirurgia. O importante é procurar um oftalmologista, assim que notar algo diferente com seus olhos.