O sonho americano pode se tornar pesadelo. Circula pelas redes sociais e por sites e jornais de todo o mundo: a imagem do pai e filha que morreram afogados tentando cruzar a fronteira dos Estados Unidos.
A imagem é forte e mostra o homem e a menina, de bruços, afogados. Nas redes sociais, milhares de internautas estão comentando a imagem e o drama vivido por milhares de pessoas que tentam migrar em todo o mundo, nos últimos anos.
Por conta de sua posição econômica e as oportunidades que pode oferecer, os Estados Unidos se tornam um destino cobiçado, mas é difícil entrar no país de Donald Trump.
Óscar Alberto Martínez Ramírez e a pequena Angie Valeria Martínez Ávalos, de apenas 1 ano e 11 meses, eram de El Salvador. Os dois dois morreram afogados ao tentar atravessar o Rio Grande, na divisa do México com os Estados Unidos.
“Eu disse a ele para não ir atrás do sonho americano, que não era fácil cruzar a fronteira pelo rio”, lamentou Rosa María Ramírez, mãe de Óscar e avó de Angie, em entrevista a um jornal de El Salvador.
Rosa afirmou que o filho viajou para juntar dinheiro para construir uma casa. Eles ficaram um tempo no México e depois viajaram para os Estados Unidos. Além do pai e da filha, a esposa Vanesa também estava junto.
Ela contou que Óscar atravessou com Angie Valeria, deixou a menina às margens do Rio do outro lado e voltou. O objetivo era atravessar com Vanesa. A menina, porém, pulou na água atrás do pai. Ele voltou para resgatá-la e a correnteza arrastou os dois.
A imagem que viralizou foi feita por Julia Le Duc, do The Guardian. A foto é muito forte e quem tiver curiosidade pode vê-la nas redes sociais – Facebook, Twitter e até Instagram.