Assim como no Brasil a TV Globo é a responsável pela produção de novelas com estruturas gigantes e que fazem sucesso em dezenas de países, a Record TV garantiu seu lugar no mundo do entretenimento com produções de tramas bíblicas.
Muito antes de produzir sua primeira novela bíblica, Os Dez Mandamentos, a emissora da Barra Funda, em São Paulo, já produzia séries de repercussão internacional.
Relembre agora algumas dessas séries de sucesso.
O desafio de Elias (1997)
Essa foi a primeira tentativa da emissora em emplacar uma série bíblica, mas na época não havia orçamento para uma grande produção. Mesmo assim, A Record TV reprisou a série várias vezes, algumas delas nas madrugadas, que são destinadas a programação cristã protestante.
A História de Ester (2010)
A trama contou com a atriz Gabriela Durlo no papel principal. A série foi curta, com apenas dez capítulos, mas garantiu bons índices de audiência e fez com que a emissora decidisse continuar investindo nesse tipo de produção. A História de Ester foi reprisada duas vezes.
Sansão e Dalila (2011)
A série contou com Mel Lisboa interpretando Dalila, e Fernando Pavão como Sansão. A produção teve um investimento alto: algo em torno de R$12 milhões.
Rei Davi (2012)
A série não agradou somente os telespectadores assíduos da Record TV e os religiosos, mas foi a primeira vez que uma produção de curta duração da emissora começou a incomodar sua principal concorrente, a TV Globo, em relação aos pontos de audiência.
A trama chegou a ficar em primeiro lugar de audiência na primeira exibição, e ganhou várias reprises.
José do Egito (2013)
A série teve um orçamento superior a antecessora Rei Davi, com valor aproximado de R$28 milhões. Contou com grande elenco, incluindo o saudoso ator Caio Junqueira no papel de Simeão.
A série teria inicialmente 24 capítulos, mas a emissora decidiu esticar a história até 37 capítulos. José do Egito foi reprisada pela última vez em 2018.
Milagres de Jesus (2014/2015)
A série ganhou duas temporadas e como não podia ser diferente, o protagonista da história foi Jesus, mas a emissora criou uma proposta diferente: Jesus não aparecia como na novela de mesmo nome, apenas a sua voz e a história era contada por seus discípulos. A imagem de Jesus sempre aparecia secundariamente, como de costas ou perfil.
Lia (2018)
A trama começou logo que a novela Apocalipse chegou ao fim, antecedendo em algumas semanas a novela Jesus. A trama conta a história de Lia, esposa de Jacó, que foi dada pelo pai para se casar com o rapaz, mas ele não a queria, pois gostava de sua irmã Raquel. Teve um total de dez capítulos.
Jezabel (2019)
Jezabel não é uma série, mas sim uma macrossérie. A diferença é que a série tem menos capítulos. Uma macrossérie tem cerca de 50 capítulos ou mais, mas ainda assim, bem menos que uma novela. Encontra-se no ar atualmente e conta a história de uma mulher poderosa, ambiciosa e vaidosa que é citada na bíblia.