Um homem de 35 anos relatou que já não estava mais aguentando de tanta dor no calcanhar e que piorava ainda mais quando ele andava. Mas com medo de ser algo grave e que viesse a piorar, resolveu procurar um médico e após passar por uma análise descobriu que a dor no calcanhar estava sendo provocada por um fio de cabelo.
Ele foi diagnosticado com ‘pili migrans’, que é quando um fio de cabelo acaba causando esse tipo de problema. O dermatologista da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, chegou a divulgar o caso no The Journal of Emergency Medicine e surpreendeu a todos.
O médico explicou que este é um caso raro e há poucos como este na literatura médica. Até o dermatologista ficou surpreso quando descobriu que a dor no calcanhar do paciente era provocada por um simples fio de cabelo.
“Ele não tinha história de trauma local. Após um exame físico cuidadoso e com auxílio de um dermatoscópio, aparelho com uma fonte de luz que amplia a imagem em 10 vezes, identifiquei um cabelo inserido no calcanhar“, explicou o dermatologista.
Mas este não é um caso de pelo encravado, que é quando o fio se enrola e acaba crescendo no interior da pele. No caso deste paciente, é um fio de cabelo solto que entra na pele quando a pessoa anda descalça, por exemplo.
O alívio veio assim que o fio de cabelo foi removido e o paciente finalmente conseguiu caminhar sem sentir nenhuma dor. O homem não soube explicar quando o fio deve ter entrado em seu calcanhar, mas agora ficará mais atento e certamente evitará ao máximo de ficar andando descalço.