Quando Maria da Paz ficar endividada e precisar passar a fábrica de bolos para o nome da filha, pedirá a Antero que inclua uma cláusula para que futuramente, se for preciso, possa voltar a ser dona de tudo, só que nos próximos capítulos de A Dona do Pedaço, um imprevisto complicará a vida da empresária.
É que Antero sofrerá um aneurisma e precisará ser levado às pressas para o hospital. O advogado ainda terá amnésia e não se lembrará onde foi que guardou o documento. Quando Josiane der o golpe na mãe e assumir a fábrica, Maria da Paz ficará desesperada, já que não pode contar com a ajuda do advogado para reverter a situação.
A empresária será expulsa da mansão, perderá sua fábrica de bolo e terá que morar de favor na casa de Marlene, juntamente com a mãe. A vida de luxo de Maria da Paz chegará ao fim, pois a única pessoa que poderia ajudá-la, não se lembra de mais nada.
“Houve um comprometimento da memória. Na maioria das vezes é um quadro temporário“, informará o médico, sem poder dar uma previsão de quando o empresário conseguirá se lembrar das coisas.
Desesperada, Maria da Paz irá atrás de Amadeu e contará tudo que aconteceu para o ex, que imediatamente se prontifica a ajudá-la. Os dois então irão até a casa de Antero e procurarão pelo documento, mas não encontrarão nada. Em seguida irão até o escritório do advogado e farão uma varredura no local, mas também sem sucesso.
Maria da Paz, na miséria, não terá outra alternativa a não ser recomeçar a vida do zero e ela começará a fazer seus bolos e sairá para vendê-los na rua, enquanto espera Antero recobrar a memória.