Neto ensina sua pobre avó a ler e escrever, e a senhora escreve um livro; emocionante

PUBLICIDADE

Não se pode negar que o amor de um neto pela vó é algo muito grande e intrínseco. A frase de cunho popular muito falada, elucida um pouco isso: “vó é mãe duas vezes”.

Em uma matéria publicada pelo site Fatos Desconhecidos, uma história de avó e neto comoveu a todos. A senhora, já com 70 anos, a Maria das Mercês, carinhosamente apelidada pelos conhecidos como dona Maria, aprendeu a ler e escrever com seu neto.

Dona Maria teria criado seu neto, Felipe, desde pequeno. Atualmente, residem na cidade onde o menino cresceu, Curitiba, localizada no estado do Paraná. Pelo fato da criação de Felipe ser feita e assistida pela avó, ela é chamada por ele de ‘mãe’.

Felipe chegava da escola com as tarefas de casa para serem realizadas. Ao pedir ajuda a avó, não era atendido, visto que ela não sabia ler nem escrever. O fato chateava muito a dona Maria, que a partir daí, começou a ver a necessidade de ser alfabetizada.

Quando pequena, Maria não frequentou a escola. Seu pai acreditava que as mulheres teriam que ser responsáveis apenas por deveres domésticos, deixando as tarefas intelectuais voltadas aos homens. Felipe começou então, ainda criança, a alfabetizar sua vó. 

Após muita dedicação e uma longa caminhada, a pobre senhora ficou muito contente quando começou a ver o seu desenvolvimento na leitura e na escrita. Ela escreveu um livro de memórias: ‘O Saber de Maria’. Ler e escrever se tornou um hábito na sua vida, e hoje, ela está sempre lendo um livro e procurando colocar no papel suas histórias.

Seu livro chamou a atenção de uma editora, que ficou sabendo da comovente história de dona Maria e seu neto Felipe, e pretendem publicar o livro que consta com 111 páginas.

A avó não para por aí, tem mais metas em mente: “Tirar minha carta, aprender a dirigir e eu quero ainda subir na faculdade”. O neto apoia, e inspira: “Eu quero dar muito mais iniciativa pra ela ser professora do jeito que sempre quis”.