O Gigante da Colina de 1989: relembre grande elenco e a conquista daquela época

PUBLICIDADE

No dia 16 dezembro de 2019, o Vasco da Gama completa 30 anos do bicampeonato Brasileiro, título que foi conquistado pelo Cruz-Maltino em 1989. Diferente da forma de como é hoje, o Brasileirão daquele ano foi disputado entre 22 times, que foram divididos em dois grupos de 11 cada.

Os times se enfrentavam entre si em turno único, os oito melhores colocados de cada grupo se classificavam para as oitavas de final da competição. Os três últimos, totalizando seis clubes na disputa, eram colocados em outra chave para o Torneio de Rebaixamento. Na ocasião, os quatro últimos eram rebaixados para a série B do próximo ano.

Nas oitavas de final, os 16 times participantes eram novamente divididos em duas chaves de oito times cada. As partidas eram disputadas em turno único em jogos de um grupo contra o outro. No final, era realizada a soma de todos os pontos conquistados nas fases anteriores, os dois times com o maior número de pontos se classificavam para disputa da grande final.

Na época, Vasco e São Paulo se enfrentaram na final do Brasileiro, com vantagem para a equipe vascaína – com melhor campanha – que precisava apenas de uma vitória ou de dois empates para se consagrar campeã da competição.

Além da vantagem, o time de melhor campanha também tinha o direito de decidir o local da primeira decisão. Mas, apesar da vantagem, a diretoria vascaína da época optou pelo bom senso e permitiu que o São Paulo disputasse a primeira partida no estádio do Morumbi.

A escolha não comprometeu os planos do Vasco na conquista do bicampeonato. Em pleno Morumbi lotado, após o cruzamento de Winck, Sorato apareceu livre na área para colocar a bola no fundo do gol.

Com a vitória de 1 a 0, o Vasco consagrou-se o grande Campeão Brasileiro daquele ano. O elenco vascaíno da época contava com grandes jogadores como, Luiz Carlos Winck, Mazinho, Marco Antônio Boiadeiro, Zé do Carmo, Bebeto, Sorato, Tato e Tita.