Luto: morre David Koch, um dos homens mais ricos do mundo; ele deixou uma herança bilionária

PUBLICIDADE

Morreu nesta sexta-feira (23), aos 79 anos de idade, o bilionário David Koch, que era considerado o 8º homem mais rico do mundo. Ele chegou a investir uma grande quantia em dinheiro no movimento conservador americano e com isso fortaleceu a ala de ultra-direita do Partido Republicano nos Estados Unidos.

A morte do bilionário foi confirmada por seu irmão, Charles Koch, que chegou a revelar que o empresário lutava contra um câncer avançado na próstata. A fortuna que ele deixou foi estimada em 42,2 bilhões de dólares e ele ainda tinha 42% das Indústrias Koch. Houve uma disputa na família, sendo que Charles e David compraram a participação dos outros dois irmãos. A empresa foi fundada pelo pai deles e atua no refino e exploração de petróleo, além de investir também na pecuária.

David já não se dedicava à empresa, ele passava boa parte de seu tempo dedicando-se à polícia e chegou a concorrer como vice-presidente na década de 80 pelo Partido Libertário.

O bilionário norte-americano chegou a financiar grupos que influenciaram movimentos que nos Estados Unidos se parece como o MBL aqui o Brasil. Nos últimos anos os irmãos vinham sendo acusados de usarem a causa conservadora para interesses próprios, mas sempre negaram isso.

Os irmãos Koch foram pioneiros em mascarar a fonte de doações políticas, em que elas são aparentemente espontâneas, mas na verdade há interesses envolvidos por trás de toda ajuda. Com o dinheiro dos bilionários houve uma influência no resultado das eleições e causou grande polêmica.

Empresas financiadas pelos irmãos defenderam causas que dividiram a opinião pública, como regras ambientais e trabalhistas bem mais frouxas, maior apoio à indústria bélica e também os questionamentos em relação às mudanças climáticas. A família não informou ainda quando e onde será realizado o sepultamento.