Estudos mostram que 67,7% dos motoristas que tem entre 35 a 55 anos usam apenas gasolina, sendo que 37% rodam de 11 a 50 quilômetros por dia. Dos carros usados por estes motoristas, 52,6% foram comprados como seminovos e 54,3% foram comprados em concessionárias.
Sobre os equipamentos obrigatórios, as percentagens que os automóveis que participaram da pesquisa são:
- Airbag para motorista: 22,8%
- Freio ABS: 20%
- Airbag para passageiro (frente): 1,8%
- Airbags para proteção do crânio (laterais): 0,8%
- Airbags para passageiros do bando de trás: 0,4%
Confira abaixo os 10 carros que supostamente dão menos dores de cabeça para seus donos, com suas respectivas avaliações:
- Honda Civic
Avaliação: 95,0 - Toyota Corolla
Avaliação: 94,2 - Honda Fit
Avaliação: 92,8 - Fiat Palio
Avaliação: 89,3 - Ford New Fiesta
Avaliação: 88,6 - Ford Focus
Avaliação: 88,6 - Fiat Siena
Avaliação: 88,5 - Volkswagen Fox
Avaliação: 88,2 - GM Chevrolet Onix
Avaliação: 87,8 - GM Chevrolet Prisma
Avaliação: 86,3
Esta seleção foi feita pela PROTESTE, que decidiu seguir exemplos de associações americanos e europeias que costumam realizar pesquisa de confiabilidade dos veículos. Nesta pesquisa em questão, foi criado um questionário que foi respondido por mais de 3 mil donos de automóveis. Na apresentação, porém, não foi levado em conta fatores como problemas periódicos de acidentes ou visitas regulares para a revisão do veículo.
Segundo Nilton Monteiro, diretor executivo da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, a melhor opção para quem quer comprar um carro usado é comprá-lo na concessionária da marca do veículo pretendido, pois esta geralmente oferece garantia e melhores dados sobre o veículo. Outro aconselhamento que ele dá é de, no momento da compra, ir acompanhado com um mecânico de confiança, pois ele saberá melhor por onde começar a checar o automóvel.