Morreu na noite desta última terça-feira (10), aos 8 anos de idade, o cantor e compositor Daniel Johnston, o norte-americano sofreu um ataque cardíaco e a informação foi confirmada por Jeff Tartakov, que já foi seu empresário.
Johnston convenceu a MTV na década de 80 que era preciso inserir algumas canções dele na programação e logo ele começou a receber muitos elogios, inclusive da banda Sonic Yout e até de Kurt Cobain, vocalista do Nirvana.
O músico ficou conhecido principalmente pelo álbum ‘Hi, How Are You: The Unfinished Album’, lançado em 1983. A capa era cultuada no underground e chegou a ganhar o mainstream após Kirt Cobain usar uma camisa que trazia a imagem do álbum.
Um dos covers mais célebres de Lana Del Rey é originalmente de Daniel Johnston. Sentimos muito por essa perda, é uma grande perda para a cultura, sem dúvidashttps://t.co/bu8xtnwvW3
— Lana Del Rey Addiction 🚜 (@LDRaddic)
Em 2013 Daniel Johnston chegou a se apresentar no Brasil e os fãs fizeram de tudo para não perderem este show histórico. Ao todo foram mais de 20 discos gravados durante as três décadas de carreira, sendo que boa parte de seus álbuns foram totalmente independentes, por isso ele ficou conhecido como o ‘herói do underground’.
So terribly sad to hear the news, from my dear friend Jeff Tartakov, that Daniel Johnston died late last night. Daniel is my all time favourite pop songwriter. His music captured so much with its honesty, humour, poignancy and great melodic heart. https://t.co/sULL7Ib3RJ pic.twitter.com/S7JWJaJcgn
— Duglas T Stewart (@DuglasTStewart)
O cantor estava lutando contra a esquizofrenia e também transtorno bipolar. Ele ainda enfrentava uma infecção renal e diabetes. Desde 2016 que sua saúde mental vinha piorando, mesmo assim os fãs torciam para que ele se recuperasse, o que acabou não acontecendo.
Daniel Johnston, the influential folk artist who wrote classic songs like True Love Will Find You In The End and Walking The Cow, has died at the age of 58. https://t.co/ebTExuiCyI
— Twitter Moments (@TwitterMoments)
Sua obra marcou várias gerações e certamente continuará sendo referência para muitos cantores.
Na tarde desta quarta-feira (11), o nome de Johnston ficou no topo dos assuntos mais comentados do Twitter, onde muitos fãs prestaram suas últimas homenagens ao grande cantor e compositor.