As lendas sobre a televisão brasileira existem praticamente desde que a TV surgiu, mas ganharam força com a chegada das redes sociais e também dos grupos no WhatsApp. A tecnologia acabou facilitando a divulgação destas lendas e muitos acabam acreditando e repassando.
Uma das principais lendas da TV surgiu em 1971, dizendo que Silvio Santos era careca e usava uma peruca para aparecer na TV. Nesta época ele já era famoso, animava auditórios na Globo e a notícia ganhou força quando a revista Melodias divulgou uma foto que seria ‘exclusiva’ do apresentador sem os cabelos.
Só que isto foi uma montagem e a revista queria se salvar da crise financeira e vender muitos exemplares. Até hoje muita gente acredita que Silvio é careca e usa peruca.
Em 1972 morreu o ator Sérgio Cardoso, aos 47 anos, ele sofreu um ataque cardíaco. Milhares de pessoas foram ao seu enterro, no Rio. Logo surgiu um boato de que o ator foi enterrado vivo, pois sofria de catalepsia. A família nunca abriu o caixão do autor, mas surgiu uma lenda dizendo que foi aberto sim e o corpo de Cardoso estava virado e muito arranhado.
Outra lenda famosa sobre a TV é a de que Cid Moreira apresentava o Jornal Nacional usando bermuda. O público acreditava que ele usava o paletó, a gravata, mas por trás da bancada, na parte de baixo, estaria só de bermuda. Na verdade, isto aconteceu uma única vez e foi o próprio jornalista que revelou. Cid contou que chegou atrasado por causa de um temporal e não deu tempo de passar a calça, então pegou o paletó, a gravata e correu para a bancada.