Atualmente o mercado tem oferecido uma grande quantidade de anticoncepcionais, entre eles os injetáveis e os comprimidos, ajudando a evitar uma gravidez indesejada.
Mas o que muitas mulheres ainda não sabem é que as pílulas contraceptivas podem ser grandes vilãs na saúde, oferecendo diversos riscos devido às suas propriedades.
O uso indiscriminado do anticoncepcional é um dos fatores chave para adquirir certos tipos de doenças. Por isso, abaixo você verá sete problemas sérios que podem afetar pessoas que usam a pílula.
1 – Trombose: devido às suas substâncias (principalmente a alta dosagem hormonal), as pílulas podem causar trombose, doença que se forma a partir de um coágulo de sangue que bloqueia o fluxo nas veias, causando inchaço e até a morte.
2 – Glaucoma: apesar de parecer que não há ligação, os anticoncepcionais podem afetar gravemente os nervos óticos, causando uma doença chamada glaucoma, que prejudica a visão.
3- Câncer: devido à movimentação de hormônios, causa pelo uso contínuo da pílula anticoncepcional, é possível que a usuária adquira câncer. Por isso o uso deve ser responsável.
4- Problemas circulatórios graves: como já dito anteriormente, os comprimidos anticoncepcionais podem causar coágulos sanguíneos. Esses acúmulos de sangue pelo corpo podem levar a problemas como AVC e infarto.
5- Problemas hepáticos: com o uso contínuo da pílula contraceptiva, o fígado também acaba sendo afetado, causando uma sobrecarga no órgão e podendo, posteriormente, provocar doenças sérias.
6- Ganho de peso: se você está acima do peso e pretende tentar emagrecer, é aconselhável usar outro método para não engravidar, já que a pílula é uma vilã nesse assunto por causar ganho de peso em algumas pessoas.
7- Celulite: muitas mulheres não sabem, mas tomar comprimidos contraceptivos podem causar inchaço e aumentar as celulites que a usuária tem; e ainda aumentar em número, o que é bastante desagradável.