Novo surto de doença assombra o Brasil: 4 mortes, incluindo um bebê

PUBLICIDADE

O Ministério da Saúde sempre está ligado em novos surtos de doenças que assombram o Brasil. Agora, a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo vem comunicando um novo surto que está deixando parte da população apavorada.

Foram mais quatro mortes registradas no estado de São Paulo, incluindo um bebê de 11 meses. As outras vítimas foram duas mulheres não vacinadas, de 46 e 59 anos, e um homem de 25 anos, que não teve registro de vacinas.

No total, já foram nove mortes registradas no estado de São Paulo neste ano. Surto que não acontecia desde 1997. Trata-se da doença sarampo, que voltou a assombrar os brasileiros neste ano.

Vacina

O mais importante é que existe vacina contra esta doença. O Posto de Saúde de cada cidade tenta fornecer para todos os habitantes. Mas no momento, as prefeituras estão agindo entorno dos infectados.

São cerca de 5.411 casos confirmados no estado de São Paulo. 57% aconteceram na capital, a cidade mais afetada do Brasil. No entanto, quando se tem um infectado, todas as pessoas próximas, sem exceção, são vacinadas.

Bebês

O foco das vacinações são os bebês de seis meses à seis anos de idade. Estes tem prioridade, pois são mais vulneráveis à doença. Para crianças que não podem tomar vacina, a recomendação é evitar a exposição da criança e manter a higienização adequada em cada ambiente.

Sintomas

Estes devem aparecer em cerca de duas semanas após a contaminação. A pessoa contaminada apresenta febre alta, secreção no nariz e manchas na mucosa bucal. Em seguida disso, algumas manchas vermelhas devem aparecer no rosto, disseminando até os pés.