Ex-São Paulo e Palmeiras, craque da Seleção Brasileira anuncia aposentadoria, aos 36 anos

PUBLICIDADE

Michel Bastos não é mais jogador profissional. Aos 36 anos, o meia anunciou pelas redes sociais que está pendurando as chuteiras em definitivo. Ele escreveu um longo texto, no qual agradeceu a todos os clubes e seus respectivos torcedores pelos quais passou, além daquelas pessoas que foram cruciais para a sua carreira, sobretudo no início, quando as coisas era bem mais difíceis.

A passagem de Michel Bastos pelo futebol ganhou toques de notoriedade por tudo o que conquistou. No Brasil, passou por gigantes, assim como na Europa, onde viveu a maior parte de sua carreira. Atualmente ele estava sem clube, após ser dispensado do América-MG, última equipe por onde passou profissionalmente, no mês passado.

O início de tudo aconteceu no Rio Grande do Sul, mais especificamente em Pelotas. De lá, projetou-se para o mundo, indo parar no Velho Continente. Michel Bastos teve passagens pelo Feyenoord-HOL e Excelsior-HOL e voltou ao Brasil para jogar no Athletico-PR, Grêmio e Figueirense.

Michel retornou para a Europa em 2006, e viveu o ápice de sua trajetória no futebol, passando pelos franceses Lille e Lyon, conseguindo uma vaga para disputar a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, sob o comando do técnico Dunga na Seleção Brasileira.

Após deixar a França, ainda passou por Schalke 04-ALE, Al Ain-EAU e Roma-ITA, até voltar novamente para o Brasil e em 2014 chegou ao São Paulo. No Tricolor Paulista, o futebol de outrora não veio, e o desempenho deixou a desejar. Foi negociado em seguida para o arquirrival Palmeiras, tendo algumas boas atuações, mas ainda sem protagonismo. Antes de se aposentar definitivamente, além do América-MG, passou também pelo Sport Recife, neste meio tempo.