O clima no país está muito instável nas últimas semanas, uma vez que nunca se sabe se é preciso vestir um casaco de inverno ou uma calça com regata. Para tanto, o ginecologista obstetra e vice-presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Eduar Zlotnik, deu dicas para se sentir melhor em dias quentes.
A primeira dica é repousar, o coração da gestante pode bater até 50% mais vezes do que o normal, principalmente no final da gravidez. Sendo assim, descansar sempre que possível e evitar ficar de pé por muito tempo são muito importantes nesta fase.
A segunda delas é ficar de pernas para o ar, uma vez que é comum que o corpo da gestante inche nesse período. Outra alternativa, segundo o especialista, é realizar uma drenagem linfática para diminuir os impactos da gravidez.
A terceira dica é sempre dar preferência em lugares que tenha sombra e também usar roupas leves. Procurando sempre o sol das 9h ou 10h da manhã ou do fim da tarde, uma vez que sol provoca manchas em mulheres grávidas.
A quarta dica é se hidratar o máximo que puder, uma vez que as chances de desidratação na gestação é praticamente o dobro. Sempre carregue uma garrafa de água com você.
Por fim, a quinta dica é para que você evite longas viagens, tomando todo cuidado para não se expor por muito tempo em um avião ou carro. Esse cuidado deve ser redobrado se houver o risco de exposição ao sol enquanto estiver dentro do veículo. “Planeje-se para ter segurança e conforto durante os dias mais quentes”, recomenda Zlotnik.