O Flamengo pode perder o treinador Jorge Jesus por até 12 partidas no Campeonato Brasileiro. O português será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na próxima quinta-feira (24), às 15h30 (horário de Brasília).
O julgamento será realizado na sede do tribunal, no Rio de Janeiro, e pode mudar bastante a equipe rubro-negra. Ficar sem o mister à beira do campo seria um golpe e tanto para a equipe que lidera o Campeonato Brasileiro.
Jorge Jesus será julgado após criticar a arbitragem na partida contra o Athletico-PR, no domingo (13). O treinador afirmou que viajara à Curitiba para enfrentar o Furacão e não a arbitragem.
A fala de Jesus causou revolta na Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf). O STJD realizou a denúncia e agora o treinador será julgado com base em dois artigos: 243-F e 258, ambos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
No primeiro, a multa aplicada pode variar de R$ 100 a R$ 100 mil, além de quatro a seis jogos de gancho. No segundo, não há multa em dinheiro e a suspensão pode ser de uma a seis partidas.
Há pouco tempo no Brasil, Jorge Jesus tornou-se ídolo da torcida rubro-negra. Com ele no comando, o Flamengo lidera o Campeonato Brasileiro com 61 pontos, oito à frente do vice-líder Palmeiras, e também tem chances de ir à final da Copa Libertadores da América.
Quarta-feira, um dia antes do julgamento, o Flamengo de Jorge Jesus decide a vaga na final contra o Grêmio de Renato Portaluppi. A torcida do Mengão espera que o treinador não seja suspenso.