Se você tivesse que responder como é um ovo ,provavelmente diria que é um objeto meio circular da cor branca. No entanto, a Ayam Ceman, uma espécie de galinha exótica da Indonésia, tem criado polêmica, mistério e curiosidade pelo fato da ave colocar ovos da cor do carvão, completamente negros.
A tradução do nome da galinha para o português seria algo como “galinha toda preta”. Ela, de fato, é toda escura. Até mesmo os olhos e a crista são completamente negros, assim como as penas do animal.
Apesar de criar curiosidade no mundo inteiro apenas agora, como mostra uma matéria da Coluna R7, do portal R7, essa espécie já existiria há centenas de anos na região. Há relatos, por exemplo, de colonizadores holandeses se recusaram a comer a carne dessas galinhas por causa da cor. Eles poderiam acreditar, até mesmo, que o animal estaria doente, já que a galinha negra não é nada comum na Europa.
Veja abaixo uma foto dos ovos do animal. Eles são lindos e bem diferentes daquilo que é vendido na feira ou supermercados.
Até o momento, ela é classificada como “a criatura mais pigmentada do planeta”. Isso porque os índices de substância que a deixam escura são altíssimos. As células do corpo dessa ave emitem um gene conhecido como endotelina 3 ou EDN3, que tem como responsabilidade (uma delas) gerar a cor da pele e das penas. No caso dessa galinha, essa liberação de EDN3 é dez vezes maior que o normal.
Estranha ou não, a galinha preta da Indonésia é um dos animais vivos mais curiosos para o ocidente. Basta saber se ela é mais ou menos saborosa que sua “irmã” daqui.