Afridza Munandar, um piloto indonésio de 20 anos, faleceu neste sábado (2) durante a realização de uma das provas do Asia Talent Cup. A tragédia ocorreu no circuito de Sepang. A competição que vitimou o esportista faz parte do programa do fim de semana de Grande Prêmio da Malásia de MotoGP.
Em nota, a organização da prova informou que o acidente aconteceu ainda na primeira volta, às margens da curva número 10. O piloto recebeu os primeiros socorros pela equipe de resgastes de pista, sendo transferido imediatamente para um hospital em Kuala Lumpur, capital da Malásia, de helicóptero. Diante da gravidade, a prova teve bandeira vermelha, e foi imediatamente interrompida.
Infelizmente, Afridza Munandar acabou não resistindo aos ferimentos decorrentes da queda. Logo em seguida, a sua morte foi confirmada, dentro do hospital. O circuito de Sepang guarda consigo um retrospecto nada positivo. Em 2011, outra tragédia causou luto no esporte mundial. O piloto italiano Marco Simoncelli sofreu um acidente na pista, e acabou morrendo, desta vez durante o Grande Prêmio da MotoGP.
Veja a seguir o momento da tragédia
Ao longo desta temporada da Talent Cup, Munandar somava ao todo duas vitórias, além de ocupar o pódio emo outra squatro oportunidades, terminando duas vezes na segunda e terceira colocações. Neste fim de semana de Grande Prêmio, a ambição do jovem esportista era a luta pelo título.
We are deeply saddened to announce that @AsiaTalentCup rider, Afridza Munandar, has passed away after being involved in an incident during ATC Race 1 in Sepang
We extend our deepest sympathies to Afridza’s family and friendshttps://t.co/mwiue3DuZE pic.twitter.com/SpF8KZQw4z
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) November 2, 2019
Em nota, a organização da categoria manifestou pesar diante da tragédia: “A FIM, a FIM Asia, a Dorna Sports e todos aqueles da Idemitsu Talent Cup da Ásia transmitem nossas mais profundas condolências à família, aos amigos e aos entes queridos de Munandar”.