Augusto Claudino Liberato, pai de Gugu Liberato, morreu aos 88 anos no dia 29 de novembro de 2009, ele sofria do mal de Alzheimer e o apresentador ficou arrasado.
Claudino encontrava-se internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo e sua morte foi em decorrência de complicações provocadas pela doença que vinha enfrentando nos últimos anos de sua vida.
No enterro do senhor Claudino, somente os familiares e amigos mais próximos puderam comparecer, pois foi realizada uma cerimônia discreta e Gugu estava entre os presentes. Claudino deixou viúva a senhora Maria do Céu e três filhos: Aparecida, Amândio e Augusto Liberato, além de oito netos.
Quando o apresentador perdeu o pai, escreveu um texto que emocionou amigos, fãs e familiares: “Hoje me despedi do meu maior amigo e companheiro de todas as horas. Meu eternamente amado e querido pai deixou-nos, no final da tarde do último sábado. Ficamos juntos até o último segundo de sua vida. Ele se foi e ficou um enorme vazio dentro do meu coração. Mas, acredito realmente que ele descansou. Digo isto devido ao sofrimento que começou a enfrentar nas últimas semanas“.
Gugu contou que o pai vinha lutando contra a doença há cerca de 10 anos e que é muito triste ver a evolução da enfermidade que atinge milhões de pessoas no mundo todo.
O apresentador disse ainda que teve um grande pai e agradeceu a compreensão de todos, pois estava sem palavras naquele momento. Para finalizar, explicou que as cicatrizes servem para lembrar que um dia a pessoa foi machucada no corpo e na alma e é assim que estava se sentindo.
O velório de Gugu Liberato provavelmente será ser na Assembleia Legislativa de São Paulo e o enterro será no Cemitério do Morumbi, zona oeste de São Paulo, onde seu pai foi sepultado.