Ter filho é sempre um momento de grande emoção para o casal, mas também de grande preocupação, pois são muitos os gastos e as responsabilidades, por isso, muitos preferem aguardar por alguns anos para pensarem na gestação, pelo menos até a situação financeira melhorar.
Alguns países europeus estão enfrentando um sério problema neste sentido que é a baixa taxa de natalidade, por isso em alguns lugares estão oferecendo dinheiro para os casais terem filhos, como na Finlândia.
Em Lestijärvi, por exemplo, desde 2013, que o bebê recém-nascido ‘vale’ cerca de R$ 46 mil. Esta é uma das menores cidades da Finlândia e a população não para de encolher. O governo de Lestijärvi resolveu enfrentar o problema oferecendo dinheiro aos casais que tivessem um bebê. Para se ter uma ideia, em 2012, apenas uma criança nasceu na comunidade.
O ‘baby bonus’ foi um incentivo pago a toda mulher que engravidasse e funcionou, pois 60 crianças nasceram, sendo que nos sete anos anteriores foram apenas 38 partos. A comunidade, que conta com menos de 800 habitantes, comemorou a chegada dos novos cidadãos.
Um casal que trabalha no setor agrícola teve direito ao baby bonus assim que a mulher foi mãe pela segunda vez. Eles já faziam plano para o segundo filho e o dinheiro foi um incentivo a mais. E vários municípios finlandeses estão seguindo este caminho e o baby bonus já é uma realidade em vários outros lugares, sendo que em algumas cidades o valor passa dos R$ 500 mil.
Uma curiosidade é que mesmo com esses incentivos, a taxa de natalidade no geral continua baixa. A Finlândia oferece outros programas para incentivar as famílias a crescerem, como o ‘kit básico para bebês’, licença paternidade compartilhada de 9 meses, entre outros benefícios.