O cantor Roberto Carlos é uma das figuras mais queridas do Brasil. Nessa época de final de ano, o nome do artista fica ainda mais falado, já que existe o famoso especial do Rei. No entanto, em 2019, Roberto Carlos acabou tendo um grande insucesso na história de sua carreira. As informações são do site RD1 Audiência, em matéria publicada nesta terça-feira, 24 de dezembro.
Muita gente vaiou a forma como foi feito o especial nesse ano. Pela primeira vez em anos, por exemplo, a Globo economizou ainda mais no especial do cantor e não fez o tradicional show, que reúne artistas famosos e suas famílias. Nesse ano, a emissora carioca preferiu compilar imagens das apresentações do ‘rei da música’, ao longo de todo o ano.
Com isso, shows de Roberto em outras línguas, como italiano e espanhol, foram exibidos no programa. O resultado foi o pior possível. Além de ficar bem estranho na televisão, o especial com muito “portunhol” afugentou os telespectadores, que costumam ver os artistas da Globo chorando diante da apresentação de Roberto.
Antes mesmo do show, a Globo já havia vendido duas cotas a menos de patrocínio para a apresentação, tendo um prejuízo de R$ 4 milhões. Após os números do programa, o canal não tem o que comemorar.
Em 45 anos, Roberto viu seu pior especial em termos de audiência. Foram apenas 17,5 pontos na grande São Paulo. Em 2017, por exemplo, a mesma atração marcou 31,2 pontos, quase o dobro. Já no ano passado, os resultados foram de 21,2 pontos de média, mostrando que o programa perdeu o fôlego. Vale lembrar ainda que apesar dos resultados negativos, o show foi ao ar às 22h30 (fuso de Brasília), último dia útil antes das compras de Natal, o que fez os shoppings lotarem por ficarem abertos até a meia-noite. A prórpia audiência das TVs abertas vem caindo ano após ano, por conta de dispositivos mobile e plataformas de streaming.