Saber o que fazer quando uma criança se engasga é algo de extrema importância. Nesse tipo de situação, é válido ter em mente quais são os primeiros socorros, como reconhecer o problema e a prevenção. O primeiro passo é saber reconhecer o sintoma do engasgo.
A especialista no assunto, a médica Tatiana Miranda, explicou que mesmo quando a obstrução da via acontece de forma parcial, o ar ainda entra nos pulmões e o principal sintoma é a tosse. No entanto, quando a obstrução é total, os sintomas são bem diferentes. A criança apresenta ausência de choro e a coloração da pele muda, ficando no tom azulado ou arroxeado.
Após identificar que o bebê está engasgado, a primeira coisa é verificar se ele está respirando. Se a criança estiver chorando ou tossindo quer dizer que o ar está entrando nos pulmões. Nesta situação, deixe que ele continue tossindo, pois ajuda a eliminar o que estiver obstruindo a via.
Caso o bebê não esteja respirando, o ideal é pedir ajuda e acionar a emergência, o Samu (192) ou Corpo de Bombeiros (193). Enquanto uma pessoa liga a outra deve dar início aos primeiros socorros.
Se a criança estiver consciente o correto é posicionar de bruços em cima do braço de quem presta o socorro. A pessoa deve realizar cinco compressões no meio das costas do bebê. Depois vire de barriguinha para cima, apoiando no braço, fazendo cinco compressões sobre o osso que divide o peito ao meio. A pressão deve ser feita na região dos mamilos. Tente visualizar e retirar o corpo estranho e vá repetindo a manobra até a chegada da emergência.
Prevenindo o engasgo
Uma das causas principais de engasgo em bebês pequenos é a aspiração de líquido, água, suco ou leite. Evite dar esses líquidos com a criança deitada e nem deitar a criança imediatamente depois da alimentação. Sempre espere que ele arrote ou regurgite, orienta a especialista.