Veja 3 dicas para ajudar a proteger os bebês do barulho dos fogos de artifício

PUBLICIDADE

O fim de ano é cheio de festividades e com elas os tradicionais fogos de artificio. Para as mamães com bebês em casa o momento é cheio de preocupação.

Apesar de ser algo lindo, os fogos de artificio fazem barulhos que podem prejudicar as crianças e os bebês. Isso porque os pequenos são bem mais sensíveis aos ruídos, principalmente os que têm menos de seis meses de vida.

Além dos pequenos se assustarem com o barulho, existe riscos reais para o ouvido das crianças. . “O barulho dos fogos em si não causa mal desde que esteja a uma distância segura do ponto de origem e que o tempo de exposição não seja prolongado. A recomendação é que a exposição ao som alto não ultrapasse 85 dB por 8 horas diárias, e o barulho de fogos de artifício pode atingir 120 dB. Dependendo do caso, podendo levar a perda auditiva”, explicou a pediatra Flavia Oliveira.

Por esse motivo, as pessoas que tem crianças com menos de um ano e meio de idade tem que ter mais atenção. Esse artigo vai mostrar algumas dicas para ajudar a proteger os pequenos desse barulho que pode ser muito incomodo.

Ficar longe

O principal cuidado que os pais devem ter é manter os pequenos distantes de barulho. Por isso, deixe as crianças o mais longe possível no momento em que os fogos disparam. Os pais devem ficar com os pequenos em locais mais tranquilos durante a virada. Dependendo da situação, o barulho intenso pode causar problemas na audição.

Proteger os ouvidos

Se a criança tiver muita sensibilidade aos ruídos, faça uso de protetores. Existem no mercado, modelos em silicones, porém o ideal é pedir a orientação de um profissional da área antes de usar.

Procure manter a calma

Na maior parte das vezes os bebês estão dormindo na passagem do ano e dependendo nem se assustam com os barulhos dos fogos. Contudo, se não for o caos, a solução é tentar manter os pequenos calmos. Segure o bebê no colo, pois a presença carinhosa dos pais ajuda bastante neste momento.