O Grêmio começa a se movimentar no mercado da bola, na busca por um novo goleiro para a temporada de 2020. O atual titular da posição, Paulo Victor, vinha sendo contestado pela torcida tricolor, e desde o término do Campeonato Brasileiro a diretoria do Tricolor Imortal já havia sinalizado que um dos pontos de maior atenção seria a chegada de um novo arqueiro.
Apesar dos entraves, Renato Gaúcho dá como certa a permanência de Paulo Victor em Porto Alegre, mas muito provavelmente ele será rebaixado para a posição de reserva. Especulado na mídia há semanas, Vanderlei, do Santos, é o alvo da vez para os gaúchos, e o Grêmio já enviou uma proposta para a diretoria do Peixe, a fim de contar com o jogador.
A informação inicial foi divulgada pelo portal Lance!, e respectivamente confirmada por outros veículos de informação esportiva do país. De acordo com a publicação, apurada junto ao presidente José Carlos Peres, do Santos, a proposta está sob a mesa do Peixe, e no momento seguem sendo discutidos os valores que serão firmados no negócio.
Aos 35 anos, Vanderlei recebeu a sondagem de 700 mil euros (cerca de R$ 3,2 milhões), para desembarcar em Porto Alegre. O valor é muito menor ao que o Santos espera. O time da baixada quer pelo menos 2 milhões de euros (cerca de R$ 9,1 milhões) pelo arqueiro.
A grande carta na manga para a diretoria de Romildo Bolzan Júnior é a insatisfação de Vanderlei no Santos. O atleta segue como suplente de Everson entre os titulares no Santos, dada pelo novo treinador do Peixe, o português Jesualdo Ferreira.