Você se lembra da história comovente de uma jovem de 24 anos, que estava economizando ao máximo para juntar dinheiro para pagar tratamento médico de seu irmão com câncer? Infelizmente, a menina faleceu devido à desnutrição.
A jovem foi identificada como Wu Huayan, era uma estudante de economia do terceiro ano de uma universidade de Guizhou. Sua mãe morreu quando Wu tinha 4 anos, enquanto seu pai morreu em 2014 de cirrose, deixando Wu e seu irmão órfãos. Wu teve que assumir o fardo pesado de cuidar de seu irmão sozinha.
Wu tinha uma renda mensal de apenas 1.290 yuans (cerca de R$ 890,00). A fim de reduzir o custo de vida, ela voluntariamente parou de toar café da manhã e comeu pão ou arroz com molho de pimenta no almoço e no jantar por cinco anos para limitar seu gasto de apenas 2 yuans por dia (cerca de um real).
Sua dieta não saudável causou desnutrição, o que resultou em perda de cabelo e sobrancelhas, sistema imunológico reduzido e pernas inchadas com pústulas. Ela pesava apenas 21 kg. No entanto, ela não podia pagar a conta médica cara para tratar sua condição e recorreu a remédios baratos para si mesma.
Como sua saúde estava em declínio, ela mal conseguia andar e seu rosto estava pálido. Sob conselho de seus amigos e familiares, Wu finalmente consultou um médico para verificar seu estado de saúde.
Wu estava com condições de saúde severas e com problema de coração. Ela precisava de 200 mil yuans (cerca de R$ 138 mil) para suas despesas médicas, mas ela se recusou a se submeter a tratamento médico.
Seus amigos e parentes não podiam suportar a visão dos sofrimentos de Wu e disseram a Wu para iniciar uma campanha online para arrecadar dinheiro para custear suas despesas médicas. Depois de postar sua situação em um site, recebeu doações de muitas pessoas e uma delas até doou metade de seu salário mensal. Ela ficou muito emocionada com a caridade de estranhos.
No entanto, ela não foi capaz de se submeter a uma cirurgia porque tinha menos de 30 kg e faleceu em 13 deste ano.
Antes de morrer a jovem relatou que gostaria de voltar a estudar e ganhar a vida com as próprias mãos e, finalmente, celebrar o Ano Novo Chinês com seu irmão, assim que se recuperasse de sua doença.