Antes da estreia da novela Amor de Mãe foi dito que esta trama não teria vilão, mas bastaram alguns capítulos para a verdade vir à tona. Álvaro é um empresário ambicioso e sedento por dinheiro, o sujeito não se contenta com a fortuna que tem e seu plano e enriquecer ainda mais.
O público logo viu que ele era o grande vilão da trama de Manoela Dias, o empresário já mandou matar e continuará mandando tirar a vida de todos aqueles que tentarem impedi-lo de realizar seus objetivos. Veja a lista negra de Álvaro:
Davi: o empresário ficou tão revoltado com o ativista que mandou seu comparsa atear fogo onde ele trabalhava. Davi não morreu por muito pouco e mesmo assim ele continua fazendo de tudo para impedir a PWA de continuar poluindo o meio ambiente.
Vinícius: o jovem estava fora do Brasil, mas retornou ao seu país disposta a ajudar o grupo de ativista na batalha contra a empresa de Álvaro. Vinícius estava indo bem em seus protestos, até que o vilão ordenou e o rapaz morreu baleado. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu ao ferimento e veio a óbito.
Amanda: a garota que já vinha protestando contra a PWA agora tem um motivo a mais, ela quer vingar a morte do pai e também do namorado, com isso acabará entrando na lista de Álvaro e pode ser a próxima a morrer.
Betina: o empresário descobre que a enfermeira é sua irmã bastarda e com medo que ela entre na justiça para tomar parte de sua fortuna, herdado do pai, mandará seu comparsa matar Betina.
Raul: Álvaro ficará furioso com o empresário e chamará Penha para matar Raul. Ela irá terceirizar o serviço e um motoqueiro armará um esquema para atirar no ricaço e acabar com ele de uma vez por todas.