Nesta terça-feira, 25 de fevereiro, o Brasil viveu um momento histórico relacionado ao Coronavírus, a doença que tem apavorado o mundo. O primeiro caso suspeito concreto foi confirmado no nosso país. O paciente está em São Paulo e veio da Itália, onde o vírus assustador já matou sete pessoas. O governo brasileiro diz que uma contra-prova ao exame do brasileiro já foi solicitada. Apenas após ela, a doença será ou não realmente confirmada.
Mas qual a verdade por trás do vírus?
A primeira verdade é que o mundo ainda tenta entender a força do Coronavírus. Cada nação tem enfrentado de uma maneira diferente a doença. Justamente pelo fato de ser uma doença nova, os cuidados são extremos e muita gente afirma até que exagerados. Quando achou-se que o vírus estava começando a ser controlado, casos em várias partes do mundo foram confirmados.
Mas como identificar a doença? No geral, o Coronavírus tem sintomas bem semelhantes ao da gripe. O paciente tem febre e sintomas respiratórios. No entanto, apenas quem esteve em uma região de grande incidência da doença é que é colocado como suspeito do problema.
Quais cuidados tomar para evitar o Coronavírus?
Enquanto ninguém sabe a real gravidade desse vírus, o jeito é se cuidar. Alguns dos cuidados para se evitar essa doença são os abaixo:
- Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
As autoridades também recomendam que se evitem regiões onde o vírus está mais incidente. No entanto, essa recomendação já tem sido discutida entre nações, já que vários países confirmaram o problema.