A maternidade é um momento especial na vida da maior parte das mulheres. Os futuros papais, amigos e familiares ficam felizes com a chegada de mais uma vida. No entanto, a maioria das mamães é tomada pela ansiedade e fica cheia de dúvidas e medos. Algo normal, principalmente para aquelas que estão esperando um bebê pela primeira vez.
O fato é que a gestação precisa ser monitorada desde o início. Isso deve ser feito através do pré-natal. O ginecologista obstetra que acompanha a gestante durante esse período precisa ficar atento aos sinais que ocorrem para detectar se tudo está correndo dentro da normalidade.
Alguns sinais que podem acontecer durante a gravidez precisam de uma atenção, pois pode ser indicativo de alguma complicação para a futura mamãe e o bebê. Veja abaixo alguns desses sianais:
Sangramento na gestação
Sangramento em pequena quantidade pode acontecer sendo comum no primeiro trimestre, mas é sempre um sinal de alerta e precisa ser comunicado ao médico, pois pode ser indício de alguma preocupação, como uma evolução inadequada da gestação, descolamento de placenta ou até mesmo algo mais grave.
Dor abdominal
As dores abdominais e cólicas são reclamações comuns da grávida. Os incômodos acontecem por causa do aumento progressivo do útero. Mas, caso a dor seja muito forte é necessário buscar auxílio profissional.
Desmaio e tonturas
Esses dois sintomas podem acontecer por causa de uma queda de pressão. Porém, caso ocorra com frequência alguns cuidados precisam ser tomados. Pode ter alguma relação com a alimentação, mas pode ser algo mais complexo. Caso seja necessário, o GO pode indicar o acompanhamento de médicos de outras especialidades.
Excesso de peso
Ganhar muito peso na gravidez requer atenção, pois a situação pode ter ligação com algum problema mais grave de saúde. O médico que realiza o pré-natal precisa excluir patologias que possam estar ligadas a algo mais sério como a pré-eclampsia.