Quando uma mulher está grávida é necessário observar alguns cuidados neste período tão especial na vida das futuras mamães. É preciso realizar um acompanhamento médico chamado pré-natal, pois é através dele que o profissional vai avaliar o estado de saúde tanto da gestante, quanto do bebê.
Além disso, é importante tomar cuidado com a alimentação. A dieta da gestante precisa ser o mais saudável possível para que a gravidez e a evolução do feto ocorram da melhor forma possível. De acordo com um estudo, é extremamente benéfico que a futura mamãe inclua frutas em sua alimentação.
Segundo a pesquisa realizada no Canadá, as mulheres grávidas que consomem um cardápio rico em frutas no dia a dia, tem bebês com um desempenho cognitivo muito melhor. Para chegar a essa conclusão, foram analisadas mais de 3.500 pares de mães e filhos. Além disso, também foram realizados testes de QI com 688 crianças de um ano.
O resultado da pesquisa concluiu ainda que um desvio de seis ou sete pontos a mais no QI – Quociente de Inteligência nas crianças cujas mães tinham o hábito de comer frutas no período gestacional. Contudo, vale frisar que apesar de serem frutas o consumo não pode ser excessivo, pois também podem trazer danos à saúde. As frutas não podem ser consumidas indiscriminadamente. Elas contêm frutose e seu excesso pode ser depositado no fígado em forma de gordura, portanto, é necessário cuidado. Caso, contrário, a gestante acaba consumindo muito mais açúcar.
Desde que seja na quantidade correta, as frutas são essenciais para a futura mamãe. No geral, as grávidas têm uma preferência por frutas mais ácidas. Isso acontece porque o paladar se altera.