Coisas que seu bebê tem muito medo e você não sabia

PUBLICIDADE

Muitas pessoas podem não saber, mas da mesma maneira que as pessoas adultas, os bebês também sentem medo. Na verdade, o medo é um sentimento que faz parte do desenvolvimento e acaba sendo natural surgir em crianças com menos de um aninho de idade.

Um bebezinho de apenas sete ou oito meses pode ficar assustado com pessoas estranhas e até mesmo chorar. Com isso, ele certamente vai recusar ir para o colo dessa pessoa. Neste tipo de situação, fica evidente que esse medo é uma proteção, por isso não sentir medo pode ser algo perigoso.

É por volta dos sete meses de vida que os pequenos começam a sentir medo e pode ocorrer por causa de pessoas desconhecidas ou até mesmo barulhos mais altos como sirenes e trovões, por exemplo. As crianças pequenas são mais sensíveis ao barulho, principalmente aqueles que tem menos de seis meses de vida.

Antes disso, a criança também pode apresentar o medo de ficar longe dos pais. Esse tipo de medo é conhecido como ansiedade de separação. O sentimento é comum a partir de quatro meses e fica bem mais intenso em torno dos nove meses. A boa notícia é que, com um aninho, esse medo acaba. A verdade é que isso é algo normal que ocorre nessa fase de desenvolvimento.

O medo de ficar longe dos pais acontece porque a criança vai entendendo o quanto é dependente de quem cuida dele. Conforme cresce e começa a entender o mundo a sua volta, os pequenos começam a não se sentirem seguros longe da mãe, pai ou cuidador. A criança pode não gostar de alguma situação que seja nova ou até mesmo uma pessoa diferente do seu conhecimento.

O fato é que à medida que vai crescendo pode sentir medo de outras coisas. Na idade de 1 a 2 anos pode começar a sentir medo de pets, medo de insetos, Papai Noel, palhaços, etc. Aos 3, pode desenvolver medo de escuro.