Em meio ao surto do novo coronavírus, a Rede Globo de Televisão tomou diversas medidas e interrompeu gravações de alguns programas e todas novelas. Entretanto, quem não parou de trabalhar foram os jornalistas que, por sinal, são extremamente importantes nesse momento.
William Bonner, editor-chefe e âncora do principal jornal da TV Globo, o Jornal Nacional, quebrou o protocolo nesta segunda-feira ao lado de sua companheira de bancada Renata Vasconscelos. Os dois pediram calma à população brasileira.
“Quando a Globo aumentou o tempo diário do jornalismo, foi para levar essa informação necessária sem correria. Você saber como agir para se proteger. E claro que a gente também tem medo de adoecer, aqui não tem super-herói, nem entre nós nem entre colegas de outras categorias“, disse Bonner, em uma das falas mais emocionantes da história do Jornal Nacional.
Elogiado nas redes sociais
O apresentador foi reverenciado nas redes sociais pela sua fala sobre a crise na saúde. Bonner aconselhou para que as pessoas que podem ficar em casa, que fiquem, e fez questão de frisar que o momento será superado pelo Brasil e o mundo.
Atualmente, no Brasil, são mais de mil casos confirmados por covid-19 e já são mais de 30 mortes. É bem provável que nos próximos dias o número de mortos aumentem, pois há muitos óbitos sendo investigados pelo Ministério da Saúde.
O número de casos tende a diminuir se a população colaborar com a quarentena. Muitas empresas tem fechado suas atividades por determinação do Governo Federal. Apenas atividades essenciais estão sendo mantidas, diminuindo o contágio entre trabalhadores.
Quebra de protocolo no telejornal
Não é a primeira vez que Bonner quebra protocolo no JN, o mais recente aconteceu no dia 13 desse mês, quando o apresentador falou sobre a série Marielle – O Documentário. “Um documentário imperdível, né Renata?”, disse Bonner à sua colega de bancada. Um mês antes, ele deu a sua opinião mais uma vez ao falar sobre outra série do Globoplay, Anjos Renegados. “Esse eu já vi”, surpreendeu Bonner após Renata anunciar que o Jornal da Globo iria acontecer logo após a série.
A quebra de protocolo sobre o coronavírus foi elogiada pelo público por mostrar sensibilidade do jornalista, sempre muito sério e preocupado em seguir o padrão de um jornalismo mais formal.