Tedros Adhanom Chebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial a Saúde, alertou a todos que a pandemia do novo coronavírus continua avançando por todo o mundo com mais de 300 mil casos já registrados em quase todos os países.
Antes foi preciso de 11 dias para chegar a 100 mil novos casos, mas este número foi atingido agora em apenas quatro dias. Se continuar assim a situação mundial irá piorar muito porque não há leitos para tantas pessoas, nem mesmo nos países mais modernos.
“Mas não somos prisioneiros das estatísticas. Não somos testemunhas impotentes. Podemos mudar a trajetória desta pandemia“, afirmou Tedros durante uma entrevista para centenas de repórteres pela internet.
Tedros disse que é preciso ter comprometimento político global e apelou a todos os países para que tomem medidas urgentes e agressivas contra a pandemia. Ele ainda lembrou que é importante cada um fazer sua parte, ficando em casa e não indo visitar familiares ou amigos, respeitando o distanciamento social quando precisar sair.
Mas o alerta serviu como um puxão de orelha nas autoridades, alegando que só ficar em casa não será suficiente para vencer a pandemia, pois é preciso atacar o vírus de forma agressiva e específica, isolando e cuidando dos casos confirmados.
Mike Ryan, chefe do programa de emergência da OMS, comentou sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio e disse que a OMS vem contribuindo com o Comitê Olímpico Internacional para encontrar a melhor solução.
Muitos acham que as Olimpíadas devem ser suspensas até que tudo se resolva, mas isto ainda está sendo debatido.