Nesta segunda-feira, 27 de março, o apresentador José Luiz Datena, do Brasil Urgente, da TV Bandeirantes, entrevistou o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Datena conversou com o presidente a respeito do coronavírus e da opinião do político sobre a pandemia, que a de que deva ocorrer apenas o “isolamento vertical” da população. Nesse caso, apenas os grupos chamados de “risco” ficariam em quarentena.
Datena surpreendeu Bolsonaro e, em dado momento, fez questão de perguntar se Bolsonaro estaria esperando o país virar um caos para, no futuro, dar um possível golpe militar. O entrevistado, então, se limitou a responder que “quem quer dar o golpe jamais vai falar que quer dar”, como mostra uma matéria publicada pelo site RD1 Audiência.
No Brasil Urgente, Datena também conversaria, mais tarde, com o governador de São Paulo, João Dória, que é considerado possível adversário político de Bolsonaro no futuro.
Veja abaixo o vídeo com o momento em que o apresentador Datena faz a pergunta sobre um possível golpe militar no Brasil; o momento teve repercussão até entre políticos, como o deputado federal Ivan Valente, do PSOL.
Datena pergunta com todas as letras se Bolsonaro daria um golpe.
Ao invés de negar com veemência, algo que qualquer chefe de Estado honesto faria, ele responde que "quem quer dar um golpe não fala que quer dar".
Este é o golpista que joga com a vida de milhares de pessoas. pic.twitter.com/81n4tqptpI
— Ivan Valente (@IvanValente) March 27, 2020
Muita gente levantou possíveis teorias na internet que falavam sobre o porquê o presidente do Brasil estaria agindo dessa maneira. “Ele não quer criar caos social ao defender o fim das quarentenas, a toa. O caos vai servir de pretexto pra ele colocar a tropa na rua pra “restabelecer a lei e a ordem”, e daí o que virá será história’, disse um dos internautas no Twitter.