O novo coronavírus continua fazendo vítimas pelo mundo e, na Espanha, os militares estão ajudando no combate à pandemia. Eles já viram muitas cenas fortes, mas nada que se compare ao que aconteceu recentemente.
Os militares estão encontrando idosos abandonados em casas de repouso – e muitos deles estavam mortos em suas camas. A notícia, confirmada pelo Ministério da Defesa espanhol, deixou o mundo em choque e mostrou como é importante dar atenção ao problema e procurar isolar as pessoas urgentemente.
A Espanha já iniciou uma investigação para identificar os culpados e apurar as circunstâncias do ocorrido. As Forças Armadas foram convocadas na Espanha, porque o país está mergulhando em um caos e será preciso desinfetar as casas de repouso para tentar impedir que novos idosos sejam vítimas da Covid-19.
Em Madri uma pista de gelo vem sendo usada como necrotério, já que não há lugar para colocar tantos corpos, as autoridades tentam correr contra o tempo para barrar o avanço da pandemia. O problema é que, na Espanha, o novo coronavírus está se espalhando rapidamente, este é o segundo país na Europa mais atingido, perdendo apenas para a Itália.
Margarita Robles, ministra da Defesa, deu uma entrevista, afirmando: “Seria rígido e inflexível ao lidar com a maneira como as pessoas mais velhas são tratadas“. Ela confirmou que o Exército tem encontrado idosos abandonados, muitos já sem vida, já que os funcionários das casas de repouso estão deixando o trabalho com medo da pandemia.
Autoridades de saúde na Espanha informaram que, quando existe a suspeita de que uma pessoa morreu em decorrência do novo coronavírus, o corpo fica na cama até que agentes funerários devidamente equipados possam ir ao local.